Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Laboratório Nacional de Oak Ridge (US) cria supercomputador

O Laboratório Nacional Oak Ridge utilizou processadores Nvidia para criar um dos supercomputadores mais rápidos do mundo para uma instalação do Departamento de Energia dos EUA (DOE).

O Oak Ridge já está trabalhando na primeira fase do supercomputador chamado “Titan”, uma máquina Cray XK6, que será um upgrade do supercomputador já existente Jaguar, com GPUs Tesla 960 M2090, da Nvidia, segundo o fabricante do processador. As GPUs são baseadas na atual arquitetura de chip da Nvidia, Fermi.

No ano que vem, o Oak Ridge deve dar inicio à segunda fase do desenvolvimento do Titan, equipando a máquina com 18.000 GPUs Tesla baseadas na arquitetura de processador de nova geração da Nvidia, por enquanto chamada Kepler.

O Jaguar já é o terceiro computador mais poderoso do mundo, de acordo com uma lista bianual dos computadores de alto desempenho mais rápidos.

O Titan tem potencial para entregar 20 Petaflops de desempenho, em pico, tornando-o mais de duas vezes mais rápido do que o computador japonês K, uma máquina de 8.2 Petaflops, que atualmente está no topo da lista, de acordo com a Nvidia, cujos processadores movimentam o supercomputador chinês em segundo lugar na lista, o Tianhe-1A, de 2.6 Petaflops. O Oak Ridge disse, também, que espera que o Titan tenha mais eficiência energética do que o K.

A velocidade dos supercomputadores está aumentando. Todos os principais 10 sistemas alcançaram desempenho petaflop, que é o padrão ouro entre supercomputatores. “Flops” significa, em inglês. Floating-point Operations Per Second – Operações de Ponto Flutuante Por Segundo – e um computador petaflop executa mil trilhões de flops.

A instalação de supercomputadores da Oak Ridge no DOE espera utilizar o Titan para uma variedade de pesquisas, incluindo ciência material, tecnologia de energia, pesquisas médicas e geociência.

“Todas as áreas da ciência podem se beneficiar com esse aumento no poder da computação, abrindo portas para novas descobertas que, até agora, estiveram fora de nosso alcance”, disse Jeff Nichols, diretor associado do Laboratório Oak Ridge para Computação e Ciências da Computação.

O governo federal dos EUA opera e mantém, atualmente, cinco dos dez supercomputadores do mundo, de acordo com a lista. Além do Jaguar, os outros no topo da lista são: Cielo, computar Cray do DOE; um sistema SGI chamado Pleiades, no Centro de Pesquisas Ames, da NASA; um sistema Cray, do DOE, chamado Hopper; e um sistema IBM, do DOE, chamado Roadrunner.

Além do trabalho realizado pelo Departamento de Energia, outros órgãos e departamentos federais usam supercomputadores para diversos tipos de pesquisas que exigem processamento de alto desempenho, como modelos de clima e tempo, e pesquisas e simulações com tecnologia de nova geração como as realizadas pela NASA e pelo Departamento de Defesa dos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário