Para quem não sabe, a Microsoft mudou o processo de licenciamento do Windows 7. Agora não é mais necessário digitar a chave do produto no momento da instalação do sistema. Ao instalar o produto, o sistema fica "liberado" por alguns dias e depois a ativação é feita automaticamente sem a intervenção do usuário.
O que fazer quando compramos um computador que vem com o sistema pré-instalado, mas não traz a mídia de instalação? Essa pergunta é muito comum hoje em dia, visto que a grande maioria dos desktops ou notebooks não vem com a mídia do Windows 7. Se contactamos as empresas que fabricam os computadores, elas dizem que devemos usar os procedimentos de recuperação do Windows que são incluídos nos sistemas. Eu particularmente posso dizer que isso não funciona. Tive que reinstalar o Windows no meu Dell Inspiron e quando fui restaurar o backup de recuperação, o mesmo não foi reconhecido. O mesmo ocorreu com um colega do serviço que tem um note HP. Uma lástima isso, mas a pura verdade.
Uma solução para o problema pode ser conseguindo um disco do Windows 7 com a mesma versão do seu computador (Home, Professional ou Ultimate, 32 ou 64 bits) e efetuar a instalação normalmente do sistema.
Depois da instalação, o sistema fica liberado por alguns dias (3 dias). Simplesmente use o script slmgr incluído no sistema. Esse script, chamado Ferramenta de Gerenciamento de Licença de Software do Windows, permite a troca da chave do produto.
Veja os procedimentos abaixo:
Acessar o menu Iniciar, selecionar "Todos os Programas", Acessórios e depois clicar com o botão direito em "Prompt de Comando". Vai aparecer um menu ao lado do cursor do mouse. Selecione "Rodar como Administrador".
Nesta janela, digite slmgr -upk para desinstalar a chave do DVD, slmgr -ipk 00000-00000-00000-00000-00000 para instalar a chave e depois slmgr -ato para ativar o seu Windows. (00000-00000-00000-00000-00000 deve ser substituído pela sua chave real)
Se quiser ver a data da validade, basta rodar o comando slmgr -xpr. Para reinstalar arquivos de licença, basta rodar o comando slmgr -rilc.
Pronto, o sistema já esta legal. Ficou melhor a forma como a Microsoft controla as licenças nesta versão. Não gosto muito do modelo de negócio da empresa, mas tenho que dar um ponto positivo a iniciativa.
Marcelo
Nenhum comentário:
Postar um comentário