A Oracle anunciou no dia 1/6 que doou o código fonte do OpenOffice.org para a Fundação Apache. Como o modelo da Apache possibilita a ampla colaboração de desenvolvedores aos seus produtos, espera-se que o OpenOffice continue firme e forte como opção viável aos programas Office da Microsoft.
Além deste programa, existe também o LibreOffice. Na prática, esse último é muito similar ao OpenOffice, pra não dizer que é igual. O LibreOffice é um "fork" do OpenOffice surgido com a finalidade de dar continuidade ao OpenOffice no período que este pertencia a Sun Microsystems e depois a Oracle. A intenção, ao criar o "fork", foi dar mais abertura ao projeto aceitando a contribuição da comunidade, uma vez que, nas mãos da Sun/Oracle, o projeto andava a passos lentos e quase não aceitando contribuições vindas de fora destas empresas.
Agora com a doação do código do OpenOffice a fundação Apache, esses problemas certamente cessarão e teremos duas excelentes opções de softwares "open-source".
Em tempo, os dois softwares funcionam em sistemas Windows e Linux sem perda de funcionalidade e podem ser baixados livremente da Internet.
Marcelo
Este blog tem por finalidade principal a apresentação de comentários, avaliações, notícias, opiniões e dicas sobre os diversos temas da Tecnologia da Informação. Meu nome é Luís Marcelo Achite, sou formado em Matemática com Especialização em Engenharia de Software e Mestrado em Computação Aplicada. Trabalho na área de TI há 25 anos e venho acompanhando assiduamente a sua evolução desde os áureos dias dos XTs, ATs e 386.
Pesquisar este blog
quinta-feira, 2 de junho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário