Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Cronologia do Windows

Hoje estava lendo um artigo e precisei buscar informações sobre quando as versões do Windows foram lançadas. A informação pode ser obtida facilmente na internet. Consegui inclusive uma linha cronológica com comparativos entre o sistema da Microsoft e da Apple (Veja aqui).

De qualquer modo, segue um resumo do que encontrei.

20/11/1985: Windows 1.0 foi lançado. Esse sistema funcionava sobre o MS-DOS e não era um sistema operacional completo. Praticamente era uma interface gráfica que rodava sob o DOS.

9/12/1987: Windows 2.0 foi lançado. Era o Windows 1.0 melhorado, mas ainda sim não era um sistema operacional completo.

22/5/1990: Windows 3.0 foi lançado. Era usado em computadores 286 e 386. A versão 3.0 foi o primeiro sucesso amplo do Windows. Ao contrário das versões anteriores, ele era um Windows completamente novo, mas ainda sim rodava sob o DOS.

6/4/1992: Windows 3.1 foi lançado. Praticamente era um Windows 3.0 melhorado. Era apresentado em 8 disquetes de alta densidade de 3,5″ de 1,44 MB cada um.

24/8/1995: Windows 95 foi lançado. O sistema vendeu 1 milhão de cópias em 4 dias. O Windows 95 veio a unificar as duas linhagens de sistemas da empresa, (MS-DOS e Windows), e foi o principal lançamento da empresa na década de 1990. Ele era um sistema operacional completo e não dependia do DOS para funcionar.

25/6/1998: Windows 98 foi lançado. Foram corrigidas muitas das falhas do seu antecessor. A maior novidade desta versão era a completa integração do S.O. e da Internet. Utilizava o Internet Explorer 4.

14/9/2000: Windows ME foi lançado. Essa versão do Windows trouxe algumas inovações, como a capacidade de lidar com várias mídias digitais, vindo pronto para o MP3, um programa de edição de vídeo (Windows Movie Maker), um assistente de criação de redes digitais domésticas e versões de programas atualizados. Foi um verdadeiro fiasco. Não funcionava direito e era muito pesado.

31/5/2001: Windows XP (XP de eXPerience, experiência em inglês) foi lançado. Utilizava o Internet Explorer 6, considerado por alguns um dos mais odiados navegadores de todos os tempos.

30/1/2007: Windows VISTA foi lançado. Esse sistema veio substituir o seu predecessor, o Windows XP, um sistema muito bem aceito e que não apresentava muitos problemas de execução. Por sua vez, o VISTA era um sistema bem pesado e exigia um hardware melhor. Não teve o uso esperado e muitas empresas optaram por não migrar para esse sistema, ficando com o Windows XP.

22/10/2009: Windows 7 foi lançado. Considerado por muitos o Windows VISTA corrigido e melhorado. Realmente um sistema mais estável, menos pesado e mais arrumado. Teve uma aceitação melhor e muitas empresas que ficaram com o Windows XP já optaram por fazer a migração.

Em algum momento de 2012: Windows 8. O Windows 8 foi anunciado oficialmente por Steve Ballmer, o CEO da Microsoft, e deve funcionar em qualquer tipo de dispositivo, incluindo tablets. O que mais chamou a atenção foi a interface totalmente renovada e os novos aplicativos, e segundo a Microsoft será fácil produzir aplicativos para o sistema.

Bem, é isso. Espero que esse resumo os ajude em algum momento.

Um abraço.

Marcelo

5 comentários:

  1. Olá,

    Meu nome é Tatiana Dias e trabalho para uma empresa de Comunicação e Marketing, na Espanha. Gostaria de saber se te interessa colaborar com uma campanha de publicidade. Nosso cliente está relacionado com a temática do seu blog: Marketing.

    Se está interessada na proposta, não deixe de entrar em contato comigo em este mesmo e-mail.

    Atenciosamente,
    Tatiana A Dias

    ResponderExcluir
  2. Vista melhor que xp? Por favor, me mate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, acho que em alguns aspectos o VISTA era melhor sim que o Windows XP. Eh claro que em outros não. Por isso o sistema foi pouco utilizado e muitos ficaram com o XP por anos até a chegada do Windows 7, esse sim muito superior aos seus antecessores. Na época que escrevi o artigo, o Windows 8 ainda não havia sido lançado. Eu particularmente não gostei da interface do novo sistema e ainda continuo usando o Windows 7, além do sistema Linux.
      Um abraço.
      Marcelo

      Excluir
  3. Se fosse possível, eu jamais deixaria o XP: Odiei todos os outros que testei depois.

    ResponderExcluir
  4. Se fosse possível, eu jamais deixaria o XP: Odiei todos os outros que testei depois.

    ResponderExcluir