Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de julho de 2011

MBA em Marketing: Um modismo ou algo realmente útil para você?

Ultimamente muitas pessoas tem se questionado sobre a pertinência ou não de se fazer um MBA em Marketing, encarando meses de estudo, dedicação e esforço para obter o título acadêmico. A algum tempo atrás, fazer um MBA nesse tema poderia ser considerado um luxo que não traria muitos benefícios práticos para a carreira.

As coisas mudaram e as exigências cresceram exponencialmente. Por isso acredito que hoje um MBA em Marketing possa ser um excelente diferencial de carreira e possibilite que profissionais usem o conteúdo aprendido lá para alavancar as técnicas de divulgação e venda de seus negócios. É importante entender que um MBA em Marketing vai agregar ao profissional uma série de técnicas que permitam a ele entender melhor o público foco de seu trabalho, bem como identificar quais são os melhores enfoques para vender um produto, informar uma projeto, patrocinar um evento ou simplesmente vender uma ideia a esse público ou mesmo a um grupo distinto de pessoas.

Em termos gerais, é extremamente vantajoso para um empresa ter um especialista em marketing. Até me atrevo a dizer que isso é essencial, devido principalmente ao perfil dinâmico das pessoas e das próprias corporações. Por isso ter uma pessoa que entenda do assunto pode realmente favorecer o sucesso de uma empresa, assim como o seu fracasso.

Estudos recentes demonstram que em geral os profissionais recebem promoções, aumento de salário e benefícios extras a partir do momento que se dedicam a uma qualificação através de uma especialização acadêmica. E sem dúvida, um MBA em Marketing pode ser considerada um excelente mecanismo de especialização para os mais variados profissionais, desde gestores de áreas até executivos ou responsáveis por áreas estratégicas das empresas.

Segundo a atual definição de marketing divulgada pela American Marketing Association, Marketing deve ser considerado como uma atividade, conjunto de instituições e processos que devem ser usados para criar, comunicar, distribuir e negociar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade no geral. Essa definição vem de encontro a necessidade de se fazer um MBA em Marketing, bem como a questão crucial de uma empresa ter um profissional que entenda desse tema para alavancar seus negócios.

Portanto, podemos concluir que as empresas precisam ter um profissional que seja entendido no assunto de marketing, e consequentemente devem empregar gestores que tenham MBA em Marketing, de forma que esses profissionais possam criar processos que possam atuar socialmente, beneficiando assim toda a sociedade, fidelizar clientes e especialmente atrair novos consumidores, otimizando a qualidade de atendimento e pós-atendimento.

Existem várias escolas que ensinam marketing de forma equilibrada e eficiente. Como ponto de partida, sugiro o site EducaEdu. Faça uma pesquisa lá, encontre a escola e coloque em sua agenda a realização de um MBA em Marketing.

Bem, é isso. Um abraço a todos.

Marcelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário