Na última semana estive participando do EMC Forum 2011. O evento tratou exclusivamente do tema computação em nuvem com o tema “Nuvem encontra Big Data”.
Durante um dia foram apresentadas várias palestras sobre o tema, onde foi mostrado que a computação em nuvem não é um modismo e realmente veio para ficar. Muitas empresas sérias estão adotando a solução em seus mais variados níveis a fim de obter benefícios estratégicos.
Uma palestra muito interessante foi a do CIO da EMC, senhor Sanjay Mirchandani, onde ele falou com muita propriedade sobre a evolução do tema computação em nuvem, e deu uma excelente explicação sobre o que refere-se o termo big data, bem como mostrou quais são os principais procedimentos para levar a “Big Data” para a nuvem. Em tempo, Big Data refere-se a toda informação (estruturada ou não) que existe por ai. São informações estratégicas e necessárias para as empresas e que estão “invadindo” o ambiente de computação em nuvem.
Também foram apresentadas técnicas de backup em nuvem, bem como deve ser o gerenciamento da proteção de dados para ambientes empresariais em nuvem. No geral, o evento foi muito bom e mostrou que o tema não é algo passageiro e que veio para ficar. Empresas pequenas e grandes devem se preparar para isso e aquelas que não utilizam a solução, devem saber que algum dia o tema vai entrar nas mesas de discussão estratégia. É um fato que não tem volta.
Os fabricantes de tecnologia devem ajudar os seus clientes a entrarem no mundo da computação em nuvem e para isso é essencial a criação de novas habilidades dentro das empresas. Os profissionais de TI precisam estar preparados para essa mudança que cedo ou tarde ocorrerá. Como fazer isso? Acompanhando o mercado, observando tendências, conversando com outros profissionais a partir de fóruns, blogs, etc.
A principal dificuldade a ser enfrentada nos próximos anos é o grande volume de informações geradas fora das empresas e de forma não estruturada (vídeos, imagens, documentos comuns, SMS, etc). São dados que não se encaixam nos atuais sistemas de análise das empresas. Segundo a EMC, estima-se que atualmente existam 1,2 zetabytes de dados e em 2020, esse volume pode chegar a 35 zetabytes. (1 zetabyte = 1.000 exabyte = 1.000.000 petabyte = 1.000.000.000 terabyte = 1.000.000.000.000 gigabyte)
Sem dúvida é um novo mundo que exige muito estudo e preparação para evitar problemas, principalmente aqueles que se referem a segurança da informação. Não existe “bicho-papão”nesta estória, mas é essencial que as empresas definam o que se deseja fazer em termos de computação em nuvem, bem como o que se espera em termos de segurança, disponibilidade da informação e principalmente em quanto tempo se deseja concluir o processo de migração para a nuvem. Profissionais qualificados e competentes são essenciais para conduzir o processo, por isso as empresas devem investir na instrução de seus colaboradores.
Para concluir esse artigo, digo que a computação em nuvem veio para ficar e que as empresas devem se preparar para esse salto evolutivo. A cada dia surgem novas soluções em nuvem que ajudam as empresas na solução de problemas. Para aqueles que já estão trabalhando no tema em suas corporações, boa sorte nos trabalhos de migração e não se esqueçam de postar suas experiências para a comunidade. Aqueles que ainda não estão trabalhando, fiquem alertas ao mercado e se preparem, pois em algum momento o tema vai aparecer na sua frente.
Um abraço a todos.
Marcelo
Este blog tem por finalidade principal a apresentação de comentários, avaliações, notícias, opiniões e dicas sobre os diversos temas da Tecnologia da Informação. Meu nome é Luís Marcelo Achite, sou formado em Matemática com Especialização em Engenharia de Software e Mestrado em Computação Aplicada. Trabalho na área de TI há 25 anos e venho acompanhando assiduamente a sua evolução desde os áureos dias dos XTs, ATs e 386.
Pesquisar este blog
terça-feira, 2 de agosto de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário