Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Nova tecnologia wifi chegando: WiGig

Uma novidade vai chegar ao nosso mercado em 2013 e deve agradar bastante os usuários de computadores. A tecnologia WiGig mistura conceitos de bluetooth e redes sem fio, com transferência de arquivos em uma velocidade altíssima. Segundo a organização mundial  Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), os conectores, pendrives, cabos e cartões de armazenamento estarão com os dias contados a partir a entrada dessa nova tecnologia.

A massificação de produtos com WiGig ocorrerá a partir de 2014, quando estará presente de forma mais abrangente nos computadores. Segundo informações que obtive na web, o WiGig vai atuar bem num diametro de 10 metros, atendendo dispositivos que estejam nas proximidades dos usuários.

Os primeiros produtos a receberem a tecnologia direto de fábrica serão computadores e depois smartphones e tablets. Alguns detalhes técnicos da nova tecnologia: A velocidade de troca de arquivos é dez vezes maior que a convencional, podendo atingir 7 gbps. Usa a frequência de 60GHz, diferente dos padrões 802.11b e 802.11g que utilizam frequência de 2.4GHz. Para ocorrer uma transferência de arquivos, não é necessário conexão com a internet. Em modo prático, a tecnologia é como um Bluetooh extremamente melhorado. Para que você compartilhe arquivos, é preciso que o outro dispositivo também tenha a tecnologia WiGig.

Algumas das possibilidades que podem ser obtidas com a nova tecnologia:
  • Dock station: em vez de conectar seu notebook com um cabo a uma dock station, garantindo o manuseio como o de um computador, com teclado e tela, a junção poderá ser feita com o WiGig.
  • Apresentação sem fio: quando for fazer uma apresentação em um projetor, caso ele tenha WiGig, não será necessária a utilização de cabos, pois o arquivo tocará de seu PC para a tela como em streaming.
  • Venda de mídia em aeroporto: quando estiver entre um aeroporto e outro durante viagens, haverá totens com venda de filmes, músicas e outras mídias. Apenas aproximando o seu dispositivo será possível comprar o arquivo desejado, que será baixado em seu computador em poucos segundos.
  • Infraestrutura menos sobrecarregada: como a transferência de arquivos ocorre em outra frequência, a sobrecarga sobre a rede de TI é menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário